CONVIDADOS 2017

São muitos aqueles que no Dia Grande se juntam a nós para partilharem a sua arte. É de partilha que se faz esta festa. Músicos, produtores, chefs e artistas com os quais nos identificamos e que têm muitas histórias para contar.

Descubra os convidados que também fizeram parte deste dia.

Ilustrações por Cláudia Guerreiro©
Faça parte.
Kumpania Algazarra
Kumpania Algazarra
Inspirados por deambulações pelos cinco continentes e inebriados por sons balcânicos, árabes, latinos, africanos, pelo ska, o funk e o hip hop, os Kumpania Algazarra trazem-nos uma festa ambulante, ao estilo das fanfarras europeias. Com um percurso bastante animado, as suas letras reflectem temas contemporâneos, conjugando o incentivo à celebração da vida e à alegria. Em 2015 editaram o seu terceiro álbum de originais, "Acoustic Express" - uma abordagem à vertente mais acústica e nómada dos Algazarra, que representa as viagens da banda pelo mundo.
Carlos Batista
Carlos Batista
Carlos adora cavaquinhos, violas, rabecas, tracanholas , chincalhos, reco-recos e brinquinhos. É cantautor e multi-instrumentista português, um autodidata que toca vários instrumentos tradicionais. Fez parte de vários projectos de música folk na cidade do Porto, onde viveu a maior parte do tempo, dos quais se destacam: Capagrilos, os Girassol e Zingamocho. Já passou por vários palcos e festivais nos últimos anos - Bons Sons, Andanças, Hard Club - e agora apresenta-se a solo interpretando temas tradicionais e também originais.
Chef Rodrigo Castelo
Chef Rodrigo Castelo
Rodrigo Castelo nem sempre foi chef, mas desde pequeno que tinha um gosto especial pela gastronomia. Um dia surgiu a oportunidade, agarrou-a, e deu forma ao restaurante Taberna Ó Balcão, onde nunca se cansa de enaltecer o Ribatejo.
Duarte Belo
Duarte Belo
Duarte Belo é arquitecto e fotógrafo. Ao longo dos anos, tem percorrido o país com o objectivo de documentar, em fotografia, a paisagem e as formas de ocupação do nosso território. O seu arquivo é um dos mais extensos e completos e conta com imagens da Herdade do Esporão e da Quinta dos Murças. No Dia Grande, Duarte Belo irá expor algumas das suas obras na Adega dos Lagares.
Pedro Cardoso (Peixe)
Pedro Cardoso (Peixe)
Pedro Cardoso, mais conhecido como Peixe, nasceu em 1974 na cidade do Porto. Por lá, estudou Guitarra Clássica, Guitarra Jazz, Artes do Espectáculo e Pintura. Foi guitarrista da banda Ornatos Violeta, com quem editou os álbuns 'Cão!' (1997) e 'O Monstro Precisa de Amigos' (1999). Mas o seu percurso conta com a criação da OGBE, Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos, projecto que dirige e que conta com o apoio do serviço educativo da Casa da Música, e com a criação de bandas sonoras para peças de teatro. 'Motor' é o seu segundo registo a solo, editado em 2015.
Sofia Quaresma
Sofia Quaresma
Sofia Quaresma é bióloga, mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Actualmente, colabora com o Município de Alcobaça – Pelouro do Ambiente, onde realiza actividades de sensibilização ambiental e divulgação científica, participando no Programa Ciência Viva no Verão. Realiza actividades de formação de professores com a Ordem dos Biólogos - Centro de Formação, e é sócia de várias ONG, tendo, entretanto, integrado a Direcção da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, a Direcção da OIKOS e, mais recentemente, em 2016, a Direcção da Associação para as Ciências do Mar. Sofia é autora de 3 livros infantis, um projecto que começou em 2009 e que visa promover a biodiversidade, bem como acções locais no sentido de conservar o ambiente.
Construtores de Instrumentos
Construtores de Instrumentos
Ana e José vivem em São Bartolomeu de Messines, num "cantinho" chamado Barradas. Ana é artesã e, com o seu marido, criou AZ Barradas, um projecto que consiste na produção de brinquedos musicais através de matérias-primas locais (cana e cortiça) e técnicas tradicionais. No Dia Grande, vão estar na Herdade do Esporão a ensinar a construir instrumentos como o rouxinol, cartaxo, apito, reco-reco, entre outros.
Os Bafos de Baco
Os Bafos de Baco
Vindos de Beja, Os Bafos de Baco é um grupo coral de jovens que querem não só mostrar que o Cante Alentejano está vivo, como lhe dão voz. Filhos e netos de cantadores, esta é uma tradição que lhes está no sangue e que, dizem, faz parte do seu mundo. No Dia Grande poderá ouvi-los e perceber porque é o Cante Património da Humanidade.
Grupo Coral da Casa de Reguengos de Monsaraz e Pedro Mestre
Grupo Coral da Casa de Reguengos de Monsaraz e Pedro Mestre
O Grupo Coral de Reguengos traz o Cante Alentejano à paisagem sonora da Herdade e, através das suas canções, transportam aquilo que é o Alentejo e as suas gentes. A eles junta-se Pedro Mestre, que tem dedicado a sua vida à música tradicional alentejana. Pioneiro do projecto de salvaguarda do Cante e um dos responsáveis pela preservação e salvaguarda da viola campaniça, Mestre leva os sons do Alentejo além fronteiras.
Maria Amélia dos Adufes
Maria Amélia dos Adufes
D. Maria Amélia há já muitos anos que toca o típico Adufe, instrumento de origem Árabe, com as suas companheiras - As Adufeiras de Monsanto. Vestida a rigor, traz o som deste pandeiro menbranofone quadrangular até à Herdade do Esporão, no Dia Grande.
Miriam Rebelo e Norberto Paulo
Miriam Rebelo e Norberto Paulo
Miriam Rebelo e Norberto Paulo, têm uma longa história no teatro, do musical, ao improviso e ao teatro de revista. Mas o que os une neste Dia Grande é o seu gosto e experiência em Teatro Infantil, marcando presença para criar um mundo novo, cheio de aventuras para as crianças, no dia 24 de Junho.
Júlio Pereira
Júlio Pereira
Desde cedo que a música é parte da vida do artista Júlio Pereira. Compositor, multi-instrumentista e produtor, ao longo dos anos tem tido um papel fundamental na divulgação e conservação da música tradicional portuguesa e principalmente do cavaquinho. Hoje, é um dos mais respeitados artistas portugueses. Conheça o seu trabalho de perto no Dia Grande.